18/10/2024

Prefeito Aprígio é alvo de atentato à tiros depois de vistoria em obra na cidade

O candidato à releição pela cidade no segundo turno pelo Podemos, Aprígio teria sido acertado no ombro por um tiro de fusil enquanto se dirigia à prefeitura.
João Gabriel Leite

O prefeito de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, José Aprígio (Podemos), foi baleado na tarde desta sexta-feira (18) enquanto se deslocava em carro em direção à Prefeitura da cidade. Aprígio estaria fiscalizando as obras no Jardim Iolanda nos locais aitngidos pela chuva do último dia 11.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), um Renaut Kwid vermelho emparelhou com o Jeep Renegade em que Aprígio estava, na Rodovia Régis Bittencourt, e efetuou disparos.

Um dos tiros atingiu o prefeito na região da clavícula. Ele foi inicialmente encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, e posteriormente transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

A Prefeitura de Taboão da Serra informou, por meio de nota, que o estado de saúde do prefeito é estável. A SSP comunicou que a Polícia Civil investiga o caso para apurar as circunstâncias e autoria dos disparos.

Aprígio teve 25,93% dos votos válidos no úlimo dia 6, indo para disputa a reeleição em segundo turno contra o candidato Engenheiro Daniel (União Brasil), que teve 48,98% dos votosm, não se manifestou até o final dessa reportagem.

O que estão dizendo?

Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que o prefeito foi alvo de atentato a tiros, mas que seu estado de saúde é estável. Segundo a nota, o incidente ocorreu quanto o prefeito realizada visita aos bairros atingidos pela chuva do úlitmo dia 11, e que a caminho da sede da Prefeitura, o carro do prefeito foi alvejado.

“No caminho para uma coletiva de imprensa na Nova Sede da Prefeitura, o veículo oficial foi alvo de tiros e um projétil atingiu o prefeito Aprígio no ombro. Após o ocorrido, o prefeito Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde segue cuidados médicos. As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis.”

Ao portal do Taboão em Foco, o delegado Helio Bressan disse que o carro em que o prefeito estava já foi encaminhando à perícia ténica, com informação preliminar de que os tiros teriam sido de fuzil, no entanto, Bressan não apontou qualquer direção em relação a suspeita de autoria.

“[…] seria leviandade, com tão pouco tempo, a gente dizer que tem alguma suspeita sobre alguém. Existem algumas informações, e essas informações estão sendo checadas. […] A Polícia Civil, pode ter certeza, vai até as últimas consequências para saber quem doi que fez isso e por quê.”

Em suas redes sociais, a candidata no primeiro turno da cidade, Nil Felix (PSOL), prestou solidariedade ao prefeito.

“Momento de muita oração pela sua recuperação.” escreveu a candidata pelo PSOL.

Najara Costa (PCdoB), também eleita no úlitmo dia 6, usou seu Instagram para lamentar o ocorrido e chamou atenção para a violência do caso.

A vereadora eleita Najara Costa e o prefieto aprígio durante reunião em 14 de maio. Foto: Reprodução (Facebook)
“Estou produndamento chocada com a notícia de que o Prefeito Aprígio sofreu um atentado a tiros, sendo atingido no ombro e no pescoço. Taboão da Serra não pode se curvar à violência nem permitir que o medo substitua o debate e o trabalho sério.”

Também o Taboão em Foco, Anderson Nóbrega (PSD) disse que estava no carro que vinha atrás ao do prefeito, uma vez que também acompanhou o trablaho de vistoria nas obras no Jardim Iolanda, e mostrou indignação em relação ao atentado.

O vereador Anderson Nóbrega, durante 38ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Foto: Leandro Barreira (CMTS)
“O carro [era] blindado, mas o [tiro de] fuzil passa. Foram pra matar o prefeito Aprígio, é um absurdo.”

Em suas redes sociais Nóbrega chamou o o evento de “ato covarde”, e disse que ele colocal em risco “a democracia, a paz e a justiça”.

“Neste momento de dor, envio minhas orações e apoio incondicional ao prefeito, seus familiares e toda a sua equipe. Confio que as autoridades competentes atuarão com rigor para esclarecer o ocorrido e garantir a segurança de todos.”

A matéria ainda está em atualização.