Procurar
Close this search box.
23/05/2023

Deputado Eduardo Nóbrega e Governador Tarcísio discutem extensão do metrô até Taboão da Serra

Em conversa, Eduardo Nóbrega e Tarcísio de Freitas debateram ampliação da Linha 4-Amarela em São Paulo
João Gabriel Leite

Durante evento na Estação Vila Sônia do Metrô na última quinta-feira (17), o deputado estadual Eduardo Nóbrega (PODEMOS) se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para discutir a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

Governador Tarcísio de Freitas, Deputado Eduardo Nóbrega (PODEMOS), o secretário de Transportes de Taboão da Serra, Marco Antônio, durante evento para alteração do nome da Estação Vila Sônia — Linha 4, do Metrô, em Homenagem à Professora Elisabeth Tenreiro na última quarta-feira (17). Foto: Divulgação.

Ambos destacaram o empenho e comprometimento na busca por essa conquista, visando melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem na região.

Por que isso é importante

A extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra é de grande importância para a região. A implantação da estação no município visa reduzir o tempo de deslocamento entre a cidade e o centro de São Paulo e atender a uma promessa de campanha do atual prefeito, José Aprígio (PODEMOS).

Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhado do Deputado Eduardo Nóbrega (PODEMOS) durante Cerimônia. Foto: Fernando Nascimento (Governo do Estado de São Paulo).

Além disso, a ampliação visa oferecer maior acesso ao transporte público aos moradores locais, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.

Contexto geral

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo atualmente interliga o centro à região sudoeste da capital.

Desde as eleições municipais de 2020, o plano de uma possível extensão até Taboão da Serra tem sido cogitado pela prefeitura, que já encomendou, esse ano, um plano de mobilidade para cidade.

Mapa das estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, ambas da Linha 4-Amarela. O projeto visa trazer o metrô de São Paulo (verde claro) para Taboão da Serra (lilás). Ponto em Taboão da Serra ilustrativo. Fonte: GeoSampa, IBGE e ViaQuatro.

A demanda por essa expansão surge devido ao tempo de viagem entre a cidade e o centro de São Paulo, o qual é considerado longo e impacta negativamente a mobilidade na região.

Mais detalhes

Durante o evento na Estação Vila Sônia, o deputado estadual Eduardo Nóbrega também se encontrou com o presidente do Metrô, Antonio Júlio Castiglioni Neto, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, para discutir a estação Taboão da Serra.

Com exceção das estações Luz, República, Paulista e Pinheiros, todas conectadas a outras linhas, a estação Vila Sônia teve média de mais de 40 mil passageiros só no mês de abril desse ano. Fonte: ViaQuatro.

A Linha 4-Amarela, em operação desde 2010, possui atualmente 11 estações e é utilizada por mais de 660 mil pessoas diariamente.

O que dizem os números?

Atualmente, o tempo de viagem entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo é de 1 hora e 35 minutos.

Com a extensão da Linha 4-Amarela, esse tempo será reduzido para 24 minutos, beneficiando os usuários do transporte público e melhorando a eficiência na locomoção.

O que estão dizendo?

Durante fala, o Governador apontou para o trabalho do deputado Eduardo Nóbrega para trazer o metrô para cidade.

Governador Tarcisio de Freitas durante Cerimônia de Alteração do Nome da Estação Vila Sônia — Linha 4, do Metrô. Foto: Fernando Nascimento (Governo do Estado de São Paulo)

“Agradeço a presença do nosso deputado estadual Eduardo Nóbrega, que é daqui da região e tá trabalhando muito pela extensão dessa Linha 4 para chegar a Taboão”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), deputado estadual Eduardo Nóbrega (PODEMOS-SP) e o prefeito José Aprígio (PODEMOS) durante Assinatura do programa Casa Paulista, na última quinta-feira (18). Foto: Reprodução (Facebook)

Por sua vez, Nóbrega destacou em suas redes sociais:

“A extensão da Linha 4-Amarela do metrô até Taboão da Serra, foi um compromisso assumido na campanha ao lado do prefeito Aprígio. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda. […] estamos confiantes de que alcançaremos a tão aguardada conquista do metrô em Taboão”